Como fazer a antecipação do FGTS?

como-fazer-a-antecipacao-do-fgts?

O Governo liberou para os trabalhadores uma modalidade de empréstimo consignado com base no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Com isso, o trabalhador que tem valores de FGTS na conta, poderá antecipar parcelas do saque-aniversário, com juros, não ficando refém dos meios tradicionais de saque do valor.

Você sabe o que é o saque-aniversário? 

Saque-aniversário é um benefício que dá a opção de retirar parte do dinheiro do FGTS sem precisar de uma demissão ou aposentadoria para isso. 

Essa modalidade está em vigor desde 2020 e permite ao trabalhador retirar uma parcela de seu saldo no FGTS todo ano, daí o nome saque-aniversário.

O que muita gente acaba confundindo nesse benefício é que o saque-aniversário não permite a retirada do valor total do FGTS da conta, o saque varia percentualmente de acordo com o saldo disponível.

O que é a antecipação do saque-aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é uma possibilidade nova de empréstimo consignado permitida pelo Governo Federal. 

Agora, o trabalhador que tiver saldo mínimo exigido na conta do FGTS poderá contratar um empréstimo de acordo com os valores percentuais a que tem direito. 

Mas antes, é importante ficar atento às condições para a contratação. Lembrando que a mesma só é válida para quem habilitar a opção de saque-aniversário.

Outro ponto importante é o dos valores relacionados que podem ser sacados. No saque-aniversário o trabalhador não pode retirar a totalidade do seu saldo. 

Quem optar por essa modalidade, sacará um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo:

Como contratar?

A contratação de um empréstimo saque-aniversário do FGTS é fácil e simples e pode ser habilitada por meio do aplicativo do FGTS.

Em breve, a meutudo. terá novidades em relação a esse empréstimo e os trabalhadores poderão contar com toda nossa expertise para mais esse serviço.

Quem pode contratar?

Não são muitas as exigências para solicitar a antecipação do saque-aniversário. Fique atento a quais são elas:

  • Ser cidadão maior de 18 anos ou emancipado;
  • Estar com CPF em situação regular junto à Receita Federal.

Vantagens do empréstimo FGTS

Você deve estar se perguntando quais são as reais vantagens de fazer o empréstimo FGTS. Bem, a primeira delas é dinheiro rápido em mãos. 

Além disso, esse valor obtido não compromete a renda mensal do trabalhador, visto que o valor emprestado será abatido diretamente da parcela do saque aniversário.

Assim, será possível sacar o valor disponível por meio da antecipação, resolver algo urgente ou emergencial e ainda ter uma “folga” financeira. 

Fonte: meutudo.

Imagem: meutudo.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *