Transformação da gestão tributária com a tecnologia em nuvem

transformacao-da-gestao-tributaria-com-a-tecnologia-em-nuvem

Nos últimos anos, a busca por mais simplificação no ambiente tributário do país tem refletido em medidas inovadoras por parte das autoridades responsáveis.

Se por um lado, o Governo Federal tem se movimentado para que a burocracia seja reduzida em prol da competitividade das empresas, para organizações que possuem dificuldades com a área tributária, o objetivo não é diferente.

Manter-se inoperante não é uma alternativa a ser considerada, especialmente no que diz respeito à adoção de novas tecnologias.

Seguindo essa linha de raciocínio, a utilização de ferramentas em nuvem impacta de forma abrangente a realidade de departamentos tributários, proporcionando contribuições acerca da segurança e a instituição do Compliance fiscal.

Além disso, trata-se de uma inciativa preponderante para que o material humano seja melhor aproveitado, isto é, é possível readequar profissionais para atividades mais estratégicas, enquanto a automatização assume o fluxo de dados.

Portanto, hoje, é de suma importância que os gestores se atentem à transformação digital como um fenômeno extremamente bem-vindo.

Peça-chave para acompanhar o sistema tributário

O cenário tributário do Brasil é reconhecidamente um dos mais complexos do mundo, isso é fato.

Por muito tempo perpetuou-se uma estrutura cujo excesso de burocracia servia de entrave para companhias de diversos setores.

A quantidade elevada de tributos, bem como alterações que surgem a todo instante, também são empecilhos inegáveis.

Com isso, os profissionais que respiram a área fiscal devem encontrar métodos capazes de reduzir a ocorrência de erros.

Sem o suporte tecnológico, esse é um desafio, no mínimo, tortuoso, e até desumano, em termos processuais.

No mercado, existem opções de sistemas com foco no recolhimento de tributos, visando fortificar a infraestrutura da empresa em questão.

Para organizações com pouca expertise no quesito inovação, é preciso priorizar serviços que proporcionem uma transição gradual entre plataformas, sempre sob a tutela de profissionais especializados.

A tecnologia em nuvem transforma a gestão tributária em vários aspectos.

Na construção de uma cultura interna orientada ao Compliance fiscal, respeitando as esferas Municipal, Estadual e Federal, trazendo mais segurança a procedimentos importantes, como a etapa de apuração de impostos, até a garantia de que as informações movimentadas internamente permaneçam intactas, acompanhando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Seja de modo direto ou indireto, no fim, a implementação tecnológica tem como maior finalidade beneficiar o negócio e os próprios colaboradores, através de inúmeras práticas inovadoras.

No intuito de compreender a relevância do tema, é aconselhável que utilizemos uma visão macro sobre o que a digitalização pode oferecer.

Isso nos leva ao último tópico.

Designed by @pressfoto / freepik

Rotina simplificada e com mais agilidade

Devido à migração da estrutura do departamento tributário para a nuvem, o gestor opta por uma abordagem muito mais transparente, com acessibilidade democrática e intuitiva, para que todos possam estar alinhados sob o mesmo objetivo.

Com o armazenamento seguro de documentos fiscais, os sistemas de cloud ainda permanecem em constante atualização e em harmonia com as revisões da Receita Federal (RFB).

Esse alto nível de adaptação às demandas do mercado traz tranquilidade para que as equipes possam focar no que realmente importa: o core business da empresa.

Para encerrar o artigo, volto a destacar que essa reunião de vantagens culmina em uma gestão totalmente simplificada e ágil, com acesso fácil às informações, menor risco de erros críticos e uma governança com pilares estabelecidos de Compliance, formalizando os elementos ideais para uma companhia amadurecida digitalmente e responsável em termos tributários.

Por: Régis Lima, Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Equipes e atuação em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais do mercado de TI.

Sobre a Lumen IT/BPO

Presente no mercado há 21 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais e compliance, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, tem liderança de atuação na área fiscal e tributária. A Lumen IT é uma empresa com foco em soluções fiscais e consultoria consultiva, seja na implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, dentre outros.

Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, bem como geração de obrigações acessórias, além de forte expertise em ICMS, IPI e ISS, bem como a geração da CAT/83, CAT/17.

Mais de 3 mil projetos foram realizados e entregues. Atualmente, sua carteira de clientes conta com nomes de diversos segmentos de mercado, como: Industria, Comercio, Varejo, Serviços, Manufatura, dentre outros.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *