Conheça alguns dos direitos de quem tem cartão de crédito

conheca-alguns-dos-direitos-de-quem-tem-cartao-de-credito

Ter um cartão de crédito é um ato cada vez mais comum entre os brasileiros, isso por se tratar de uma ótima maneira de realizar pagamentos, e ajudar no orçamento familiar no parcelamento de compras de produtos ou realização de serviços. 

Entretanto, alguns cidadãos não conhecem seus direitos referentes ao seu cartão de crédito, no artigo de hoje explicaremos quais são eles. 

A financeira pode me negar um cartão de crédito?

É preciso que você saiba que a financeira não é obrigada a liberar um cartão de crédito para você, existem análises de crédito para realizar a liberação. 

A melhor maneira de conseguir um bom cartão de crédito é manter o seu nome limpo e sempre conferir o seu score, quanto mais alto, maiores as oportunidades de você conseguir um cartão de crédito. 

O que é o score?

A pontuação do Serasa Score varia entre 0 e 1.000, ela é responsável por indicar quais são as possibilidades de um certo perfil realizar o pagamento das suas contas corretamente nos próximos 12 meses. 

Esse score é utilizado como ‘item’ avaliativo na liberação de cartão de crédito, empréstimos ou financiamento.

Isso quer dizer que quanto mais alto for o seu score, mais oportunidades você tem de ter serviços financeiros liberados em seu nome, pois maiores são as hipóteses de você realizar o pagamento de suas dívidas. Para facilitar, explicaremos os patamares deste score: 

  • Score de 0 A 300: considerado Baixo.
  • Score de 400 A 700: considerado Médio.
  • Score de 700 A 900: considerado Alto.
  • Score acima de 900: considerado Excelente. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o score e pontuação de crédito é importante que conheça os seus direitos após ter seu cartão de crédito liberado, confira. 

8 direitos do consumidor após a liberação do cartão

Como mencionamos, o cartão de crédito é uma ótima forma de pagamento que cada vez se torna mais popular entre os brasileiros, por isso é importante que você conheça seus direitos e deveres relacionados a ele, veja mais abaixo:

Designed by @freepik / freepik

Valor mínimo para compras: essa prática é proibida, porém, várias vezes este direito não é respeitado, pois, alguns locais realizam a cobrança de preço mínimo. 

Consumação mínima: está também é considerada uma prática abusiva, porém pode ser realizada pelas financeiras, por isso fique de olho nas cobranças de sua fatura.

Tarifas e taxas: é importante que a financeira deixe claro quais são as tarifas e taxas cobradas pelo cartão, lembrando que elas possuem o direito de realizar cobranças de juros e multas quando acontecer o atraso de pagamento ou você usar o crédito rotativo. 

Compras no exterior: quando você realiza compras no exterior é preciso que a cotação da moeda em que é feita a compra seja realizada no dia em que você realizou a compra, o banco não pode cobrar o valor da moeda no dia em que o fechamento de sua fatura ocorre. 

Compras de produtos: o pagamento no cartão não pode se restringir a determinados produtos, por exemplo, se o local trabalha com cartões ele não pode se recusar a vender um produto específico apenas no dinheiro. 

Desistência de compras ‘online’: caso você tenha realizado uma compra pela ‘internet’ é possível desistir da mesma, porém é preciso que isso ocorra no período de 7 dias corridos. 

Cancelamento de cartão: A solicitação de cancelamento pode ser feita a qualquer momento, mesmo se o cartão tiver sido liberado para você recentemente. 

Mudanças no limite: quando a financeira decide reduzir o limite do seu crédito pré aprovado, pois ela possui esse direito, é preciso que seja realizada a comunicação ao cliente com antecedência, o mesmo ocorre quando a operadora opta por cancelamento do cartão. 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *