Como faço para ver meu extrato do INSS pelo celular?

como-faco-para-ver-meu-extrato-do-inss-pelo-celular?

Se você precisa conferir o pagamento do seu benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que existe um documento onde constam todos os valores que são pagos. Ele é chamado de extrato de pagamento de benefício e possui ainda várias informações que são bastante úteis ao segurado. 

Porém, mesmo sendo um documento muito importante, é comum que as pessoas desconheçam a possibilidade de emiti-lo. Então, elaboramos este artigo para te contar como ter acesso ao extrato de uma forma bastante simples e rápida, utilizando apenas seu aparelho celular. Acompanhe! 

Através desse documento, é possível saber as seguintes informações:

  • valores recebidos desde a concessão do benefício,
  • data de recebimento;
  • banco responsável pelo pagamento,
  • informações sobre décimo terceiro,

O extrato registra ainda qualquer outra ocorrência financeira relacionada à recebimentos ou descontos do segurado. 

Para obter o extrato, não é preciso sair de casa para ir até uma agência do INSS, visto que o instituto disponibiliza desde 2019 a plataforma Meu INSS. Assim, o contribuinte pode fazer o download do aplicativo em seu celular e acessar com seus dados pessoais da seguinte forma: 

  • clique no botão “login”, 
  • selecione a opção “Cadastre-se”, 
  • crie a sua senha,

Depois, acesse o menu e procure pela opção “Extrato de Pagamento de Benefício”. Feito isso, será possível fazer a emissão do documento. Viu como é simples? Através dessa plataforma também é possível fazer outras solicitações de serviços e resolver outras demandas. 

Você ainda tem outra opção para verificar o pagamento, que é através do seu comprovante de renda disponibilizado nos aplicativos da Caixa Econômica ou pelo Banco do Brasil. Assim, é só acessar seu aplicativo e buscar pela opção “Previdência Social” (no Banco do Brasil) e “Extrato Previdenciário” (na Caixa Econômica Federal). Depois, faça a emissão do documento para utilizar sempre que precisar. 

Outro relatório que o segurado consegue acessar pelo celular se refere ao Extrato Previdenciário, onde estão todas as informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Elas se referem aos vínculos trabalhistas e previdenciários, incluindo os dados do empregador, além do período trabalhado e a remuneração que foi recebida pelo trabalhador. 

Assim, também são demonstradas todas as contribuições que o trabalhador realizou, o que é bastante útil para verificar se você está próximo de se aposentar. Portanto, para ter acesso ao extrato previdenciário você deve acessar o aplicativo Meu INSS e escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Para quem também precisa declarar  recebimento de benefício na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), pode acessar ainda o “Extrato para Imposto de Renda”, onde constam todos os valores recebidos, seja por aposentadoria, auxílios ou pensão por morte. 

Neste caso, pegue seu celular e acesse o Meu INSS, depois, escolha o serviço de “Extrato de Imposto de Renda”. Caso haja alguma dúvida ou dificuldade para acessar o documento, o segurado pode entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone 135. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *