Restituição do imposto de renda: veja quem receberá no 2º lote

restituicao-do-imposto-de-renda:-veja-quem-recebera-no-2o-lote

O segundo lote de restituição do imposto de renda será pago na próxima quarta-feira, 30. Nesta etapa de pagamento serão creditados R$ 6 bilhões para 4,2 milhões de contribuintes.

Vale ressaltar que a Receita Federal não divulga uma lista específica com os nomes daqueles que serão beneficiados a cada lote, mas saiba que é possível verificar se a sua restituição foi liberada. 

Apesar de não existir uma regra exata de quando cada pessoa receberá sua restituição, a Receita Federal prioriza alguns grupos, assim como aqueles que fizeram a declaração logo no início do prazo.

Então, se você quer saber se foi incluído neste lote, acompanhe este artigo, pois reunimos as principais informações sobre o pagamento da sua restituição. Boa leitura! 

Quem recebe?

Segundo informou a Receita Federal, mais da metade do valor que será pago neste lote é destinada aos contribuintes que têm prioridade legal.

Veja quem faz parte desse grupo:

  • Entrega da declaração até o dia 21 de março: 2.906.310 contribuintes;
  • Idosos acima de 80 anos: 97.082 contribuintes;
  • Pessoas com idade entre 60 e 79 anos: 779.763 contribuintes;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério: 385.591 contribuintes;
  • Pessoa com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 4.240 contribuintes;

Como saber se vou receber?

Se você faz parte de algum destes grupos, faça a consulta da sua restituição através do site da Receita Federal para confirmar o recebimento. Para isso, acesse com seus dados pessoais e clique em “Meu Imposto de Renda”.

Depois, busque pela opção “Consultar a Restituição”. Esse procedimento também pode ser realizado através do seu celular, utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda. Caso você verifique que a restituição foi liberada, basta aguardar a data de pagamento.

Assim, a restituição será depositada na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. Mas se você não tiver indicado nenhuma conta, ou haja erros que impossibilitem o depósito do valor, a restituição será encaminhada ao Banco do Brasil. 

Neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate. Ela permanecerá disponível para resgate por até um ano antes de retornar à Receita Federal mas, não pense que assim você perderá o dinheiro.

Se passar o prazo indicado, o procedimento de resgate é diferente: você precisará solicitar a restituição diretamente à Receita Federal. 

Outros pagamentos

Se a sua restituição não foi liberada nesse lote, não desanime. A Receita fará outros três pagamentos que estão previstos para as seguintes datas: 

  • 3º lote: em 30 de julho de 2021;
  • 4º lote: em 31 de agosto de 2021;
  • 5º lote: em 30 de setembro de 2021;

Você pode acompanhar o processamento da sua declaração para fazer a consulta dos próximos lotes, que costuma ser liberada alguns dias antes do pagamento.

Mas lembre-se ainda que, as pendências também podem impedir a liberação da restituição, então, confira em qual status se encontra a sua declaração. 

Caso aponte para a necessidade de regularizar pendências, você deve conferir o motivo e regularizar o quanto antes. A regularização da pendência fará com que sua declaração seja novamente verificada e, se aprovada, você poderá receber a restituição.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Por Samara Arruda

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *