Já ouviu falar do “clone” do Whatsapp? Entenda seus recursos e riscos

ja-ouviu-falar-do-“clone”-do-whatsapp?-entenda-seus-recursos-e-riscos

Trata-se do Whatsapp GB, uma imitação do aplicativo original de mensagens pertencente ao Facebook. Sendo ele, apenas disponível para android, o app oferece um leque de recursos a mais, bem como utilizar mais de um número de uma vez ,todavia, seu uso pode ser perigoso. 

Ainda neste sentido, o aplicativo “clone”, chama atenção, justamente pelos diferenciais oferecidos por ele. O Whatsapp GB, permite o cadastro de mais de uma conta, envio de arquivos maiores e um maior número de imagens, cores customizadas, mandar mensagens de forma mais discreta, entre outras vantagens. 

Contudo, o uso do aplicativo não é recomendado, pois, em geral, essas imitações são desenvolvidas sem que haja autorização do criador original, ou seja, não são regularizadas. Além disso, o perigo se dá por uma questão bem óbvia, mas que é necessária ser dita, estes aplicativos não oferecem nenhuma garantia de segurança para os seus usuários, portanto, é preciso cautela ao optar pelo seu uso.  

Designed by @pressfoto / freepik

Partindo da noção que para baixar o app, é necessário entrar em sites desconhecidos e duvidosos, dado que ele não está disponível no Google Play, não se sabe a identidade de quem coordena o seu funcionamento. Sendo assim, diferentemente dos aplicativos originais, os “clones” não oferecem sistemas de segurança, nos quais protegem suas informações pessoais, seus contatos, além do conteúdo salvo no aplicativo. 

Enfim, muitas vezes os recursos vantajosos desses aplicativos podem de fato trazer mais facilidade e uma experiência mais interessante para os seus usuários. Contudo, é preciso colocar a balança os riscos em relação a falta de proteção com os seus dados, uma vez que podem ficar expostas informações pessoais valiosas. 

Cabe salientar, a seguinte questão: mesmo que o aplicativo esteja presente nas lojas tradicionais dos smartphones (App Store, Google Play), é necessário ter cautela antes de baixar. Sendo assim, sempre realize uma pesquisa prévia, visando garantir sua segurança.

Conteúdo por Lucas Machado

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *