Você conhece o CPF digital? Saiba como obter

voce-conhece-o-cpf-digital?-saiba-como-obter

Aqueles que desejam consultar informações referentes ao Cadastro de Pessoa de Física (CPF) de forma mais simples e prática, podem requerer a versão eletrônica do documento. Além de dispensar o porte da versão impressa, dado que o programa permite a identificação do usuário, o CPF digital lhe envia informações relevantes, além de tirar dúvidas pertinentes, diretamente pelo aplicativo.

Até o atual momento, a obtenção do CPF digital só é possível para aqueles que possuem a Carteira de Habilitação Nacional, devido ao uso da verificação biométrica. O aplicativo está disponível desde o ano passado, sendo ele uma medida em prol do desenvolvimento digital dos serviços públicos do país.  

Vale lembrar, que CPF é uma forma utilizada pela Receita Federal para identificar os contribuintes. Desta forma, ao nascer a pessoa 11 números que a representará até seu falecimento. Cabe salientar, que a partir dos 12 anos a pessoa deve ter essa numeração declarada, mesmo ainda não sendo um contribuinte. 

Imagem: app cpf digital – receita federal

Por norma, os números referentes ao CPF não podem ser alterados, todavia, existem casos excepcionais nos quais isso pode acontecer. Além disso, a Receita não emite mais cartões plásticos do documento, isto desde 2011, de modo que agora, o CPF pode ser consultado via ‘online’, ou através de um comprovante adquirido no site da Receita Federal. 

Como obter o CPF digital?

Lembrando, que nos moldes atuais, para adquirir o CPF digital é preciso possuir uma CNH. Assim sendo, basta baixar o aplicativo, informar os números referentes ao seu CPF e seguir as instruções para prova de vida. Logo em seguida, será preciso criar um código PIN de 4 dígitos, feito esse último passo, o documento eletrônico ficará disponível. 

Vale destacar, que o CPF digital é opcional, dado que a apresentação física do documento não é obrigatória, até porquê a numeração se faz presente em outros documentos como RG e CNH. Desta forma, o aplicativo é mais uma forma para o usuário se identificar.

Conteúdo por Lucas Machado

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *