A importância do controle e acompanhamento para crescimento de novos negócios

a-importancia-do-controle-e-acompanhamento-para-crescimento-de-novos-negocios

Muitos empreendedores encerram seus negócios precocemente no Brasil. São três em cada dez microempreendedores individuais (MEIs), que fecham as portas em até cinco anos de atividade, segundo pesquisa do Sebrae.

E uma das principais razões para a mortalidade dos negócios é a não adoção de procedimentos essenciais, como a gestão financeira e de contratos.

Por meio da gestão de contratos é possível acompanhar o ciclo de vida do documento de contratação, desde sua criação até o encerramento e entrega do trabalho. 

À medida que o número de contratos firmados por uma empresa cresce, se torna cada vez mais difícil monitorar sua aplicação, o que pode provocar quebra de cláusulas, atrasos e prejuízos.

Além disso, a gestão manual de contratos leva ao acúmulo desnecessário de papéis, desperdício de tempo e dificuldades de acompanhamento, especialmente para novos microempreendedores. 

Inexperiência e falta de gestão inviabilizam negócios

Muitas das novas empresas que surgem no Brasil são criadas por necessidade, por pessoas que não possuem experiência em gestão.

Segundo a pesquisa do Sebrae, 42% dos entrevistados estavam desempregados até três meses antes de abrir a empresa e 43% empreenderam por necessidade.

“Por isso é tão importante que um dos primeiros investimentos realizados por novas empresas seja em gestão de contratos digitais”, avalia Fillipe Piomonte, diretor de Produto e Qualidade da plataforma de gestão financeira YpControl. 

“É a maneira que o empreendedor tem de acompanhar o andamento de seus negócios, a correta aplicação dos contratos e de evitar qualquer quebra de cláusula que possa lhe trazer prejuízos”, afirma.

Designed by @pressfoto / freepik

Sistema une gestão de contratos a controle financeiro

O YpControl oferece dois formatos de gestão de contratos: a gestão imobiliária e a gestão de serviços.

“Na gestão imobiliária, o gestor tem acesso a informações como unidades alugadas e vendidas e datas de pagamento das prestações. Na gestão de serviços, o objeto pode ser recorrente ou ter tempo determinado”, explica.

No caso de gestão de contratos de prestação de serviços recorrentes, o sistema YpControl alerta sobre a necessidade mensal de pagamentos e informa ao setor financeiro quando a mensalidade é quitada por meio do pagamento de um boleto, por exemplo.

“Todas essas informações do contrato são integradas com o setor financeiro. Quando o contrato é criado, os dados financeiros são enviados para o setor. O gestor sabe como está o andamento, quanto já foi pago, o saldo devedor, os reajustes necessários. Isto é essencial para qualquer empreendimento, mas especialmente novas empresas: ter um controle global dos contratos firmados e das finanças do negócio, conclui Piomonte.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *