Empréstimo consignado: Como funciona a carência?

emprestimo-consignado:-como-funciona-a-carencia?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), os bancos brasileiros estão preparados para negociar a carência no consignado, que pode ser de até quatro meses para novos e antigos empréstimos.

Para saber como funciona a carência e se realmente ela vale a pena, preparamos um material completo sobre essa novidade, confira a seguir:

O que é carência do consignado?

A Lei 14.131/2021, que foi sancionada em 30 de março, faculta a concessão de carência por até 120 (cento e vinte) dias para desconto da primeira parcela de novos empréstimos.

Ou seja, o cliente pode optar por pagar a primeira parcela do seu consignado até 120 dias após a contratação, mas vai depender do acordo com o banco.

Essa é a mesma lei que aumentou a margem consignável, que antes era 30% e agora é 35%.

Photo by @tirachardz / freepik

Quem tem direito a optar pela nova carência?

As medidas anunciadas são válidas para os servidores públicos, aposentados, pensionistas do INSS e empregados de empresas privadas. 

O principal objetivo é disponibilizar mais prazo e recursos para os beneficiários.

Carência e suspensão no consignado significam o mesmo?

Não, são ofertas diferentes:

  •  A carência no consignado é uma opção disponível na contratação de um novo empréstimo consignadoreduzindo a quantidade de parcelas mas diminuindo o valor recebido;
  • A suspensão se refere à pausa no pagamento de parcelas de um empréstimo já vigente.

Contratando com a carência

Como explicamos, a oferta da carência do consignado é facultativa. 

Como trabalhamos com transparência e temos o propósito de melhorar sua vida financeira, aqui na meutudo. temos a alternativa de contratar com carência de até 90 dias.

Porém, apesar de parecer atrativa a carência pode não ser um bom negócio. O motivo é que você pega menos dinheiro e vai pagar mais caro por ele.

Utilizando a carência do consignado você terá menos tempo para pagar, uma taxa de juros mais alta e vai pagar uma parcela mais cara para receber menos dinheiro.

Por isso, só considere a opção de contratação com carência quando essa for a única opção.

Portabilidade de empréstimo consignado

Uma ótima opção para diminuir o endividamento com os consignados é fazer a portabilidade dos seus contratos.

Se você tentou negociar a suspensão do consignado ou precisa desafogar suas parcelas, essa será uma excelente opção.

Você pode fazer uma simulação na meutudo. para ver quais suas oportunidades e reduzir em até 60% o valor de suas parcelas. Simule agora!

Quer fazer um novo empréstimo consignado?

Para contratar com a nova opção de carência e margem consignável, basta acessar o aplicativo ou site e conferir suas oportunidades disponíveis para melhorar sua saúde financeira.

Fonte: Meu tudo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *