Antecipação do 13º salário do INSS pode liberar o 14º em 2021?

antecipacao-do-13o-salario-do-inss-pode-liberar-o-14o-em-2021?

O 14° salário volta a ser questionado após a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O adiantamento da parcela natalina representa uma injeção de R$ 52 bilhões durante o período da pandemia d Covid-19.

No entanto, os aposentados vão ficar sem uma proteção no final do ano, já que o dinheiro extra foi antecipado.

Antecipação do 13º salário do INSS

O Decreto n° 10.695 autorizou a antecipação do 13° salário em 2021, sendo pago em duas parcelas.

Nesta quarta-feira (7) recebem os aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, com o final 0. Também encerrando o pagamento da antecipação do 13° salário.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

14º salário do INSS

Em 2020, teve início uma discussão em que haveria de ser liberado um 14° salário emergencial, para os aposentados que ficariam sem o dinheiro extra em dezembro.

Muitas pessoas defenderam a criação de um 14º salário aos segurados, para que no final do ano os mesmos pudessem ter condições de se manter, tendo em vista que são um dos principais grupos de risco da pandemia.

Sendo assim, surgiu o Projeto de Lei (PL) 3.657/20 que teve o apoio do senado Paulo Paim (PT-RS), sendo também apoiado pela maioria da população. Mas, desde 2020, que a proposta permanece sem que os parlamentares mostrem interesse por ela.

Ninguém arrisca em dizer que em 2021, o 14° salário será liberado. No entanto, a medida permanece disponível para ser apreciada e votada.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *