Os desafios da venda de serviços

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Basta abrir um jornal que percebemos que o mundo mudou. Mudou tanto que para muitos “abrir” significa “acessar”, e não como o ato de separar as folhas de um periódico.

Nós precisamos entender que o relacionamento com nossos clientes mudou e por isso precisamos mudar nossa comunicação.

E caso você trabalhe com oferta de serviços, o mundo está ainda mais complicado. Mas podemos ter algumas estratégias que auxiliem nesse desafio.

Primeiramente precisamos entender que ofertar um serviço é diferente de ofertar um produto. Este último pode ser testado, pode-se tocar e cheirar.

O cliente ao pagar recebe algo físico, algo que ele consegue entender como uma transmutação de seu dinheiro.

Pode se arrepender, mas mesmo assim ele percebe que aquele produto significa que ele trabalhou, recebeu um valor em moeda e trocou por algo. Mas como fazer isso com um serviço?

Não quero tratar do amanhã e sim do hoje. Hoje temos a internet como a maior ferramenta de divulgação em tempos de pandemia. Então como utiliza-la de forma produtiva para sua empresa?

A imagem de sua empresa é fundamental para esse novo mundo. Desenvolva uma marca forte. Questões como identificação, afinidade e compreensão, por parte do cliente, é fundamental.

Você deve transmitir confiança e segurança. Lembre-se, seu cliente não terá um produto sólido para tocar e sentir-se seguro com a troca de seu dinheiro.

Aproveite a exposição necessária às grandes empresas e modele aquilo que dá certo para eles. 

Na internet não temos vitrines, por tanto temos que fazer, de forma ativa, que sua marca e seu serviço apareça à seus prospects. E como isso acontece? Com opinião.

Desenvolva uma página, ou uma conta em uma rede social onde abita seus futuros clientes, e mostre seu serviço. Vídeos onde sua empresa está executando o serviço é fundamental, além é claro dos depoimentos daqueles que tiveram a experiência.

Venda de serviço é venda de experiências. Por isso mantenha sua equipe sempre bem treinada no atendimento ao cliente. Um comentário ou uma mensagem de whatsapp não respondida configura uma experiência negativa.

Não permita que no contato com seu cliente sua empresa o deixe de lado. Seu cliente começa a conhecer a qualidade do seu serviço pelo atendimento que recebe. Para o cliente os vídeos e os depoimentos são importantes mas a experiência é primordial.

Se o atendimento for ruim ele passa a acreditar que os vídeos e depoimentos são fraudes registradas para marketing e não um verdadeiro feedback de quem já conhece seu serviço.

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Defina quem é seu público-alvo. A internet é mundial e alcança a todo o tipo de pessoas. Desde o seu prospect até a criança de 4 anos que está brincando com o celular dos pais.

Conhecer o público interessado na sua oferta é muito importante para decidir em qual rede social irá divulgar, quais palavras irão participar de sua hashtag, qual abordagem e qual o texto irá permear suas divulgações.

Sua reputação é tudo! Não esqueça, seu cliente não tem um produto para testar e garantir sua eficiência. Porém isso não se faz do dia para a noite.

Faça demonstrações para clientes estratégicos, pessoas conhecidas e clientes de seus concorrentes. Grave depoimentos, e exponha no seu site com destaque. Afirme e reafirme em muitos momentos quais são seus diferenciais.

Não basta dizer o que você oferta, é necessário dizer qual a diferença entre você e seus concorrentes. 

Outra boa estratégia é firmar parcerias com influenciadores digitais. Pessoas que possuem algum peso na internet e que esteja ligada à seus serviços. Muitos deles vivem deste tipo de permuta. 

Hoje não podemos mais contar com as assinaturas de jornais para divulgar nosso trabalho. Esta estratégia serve bem à grandes empresas já consolidadas. Por isso indico sempre o estudo do Google ADS.

Essa ferramenta permite que você apareça em pesquisas, banners de divulgação e até intervenções em vídeos. Aprenda ou contrate algum profissional que possua este conhecimento.

E não adianta investir em anúncios e postagens sem ter uma equipe preparada e disponível. Estamos na era do imediatismo. O cliente que faz contato com uma empresa não quer esperar o retorno, ele quer uma solução, então enquanto ele espera sua resposta ele segue procurando seus concorrentes.

Não permita isso, tenha profissionais treinado e disponíveis para a resposta imediata, independente do canal de comunicação que seu cliente escolheu.

Esteja sempre muito ativo na internet. Divulgue promoções, artigos, conteúdos científicos e curiosidades que possam ter relação com você e seu cliente.

Sua empresa precisa ter afinidade com seu cliente, e isso não implica apenas gostar do seu serviço, isso significa entender seu modo de pensar, suas opiniões e sua forma de ver o mundo.

Entenda que seu cliente está em uma grande megastore e precisa de sinais para encontrar você. Marque presença fazendo muito barulho na internet ou sendo uma referência de conteúdo voltado para a solução da dor de seu cliente.

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