INSS: Cuidado com os golpes envolvendo revisão de benefícios

inss:-cuidado-com-os-golpes-envolvendo-revisao-de-beneficios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta quarta-feira (7) um alerta informando que existem golpistas se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar conseguir dados pessoais de aposentados e pensionistas.

“As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o INSS.

Designed by @wavebreakmedia_micr / freepik

Para que você não caia em golpes desse tipo, o Instituto recomenda que o beneficiário mantenha seus dados sempre atualizados. A atualização de número de telefone, e-mail e endereço podem ser realizados através do Meu INSS ou pela central telefônica 135.

Também alerta que vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.

Por isso, fique atento, qualquer comunicação pedindo seus dados ou fotos em nome do INSS, não forneça, desligue e faça o bloqueio do contato. O Instituto sempre lembra, que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

Você só deve entrar em contato com o INSS através de seus canais oficiais de atendimento para poder cumprir qualquer solicitação do Instituto Nacional do Seguro Social.

ATENÇÃO

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. “O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha — jornalista do Jornal Contábil

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *