INSS: Quem tem direito ao adicional de 25% a mais na aposentadoria

inss:-quem-tem-direito-ao-adicional-de-25%-a-mais-na-aposentadoria

O auxílio acompanhante, mais conhecido como adicional de 25%, é destinado aquelas pessoas que se aposentam por invalidez, em decorrência de alguma doença relacionada ou não ao trabalho, bem como por algum acidente, que torna o segurado incapaz permanentemente de exercer suas atividades diárias.

fonte: google

Quem pode solicitar o adicional de 25%?

O adicional de 25% pode ser solicitado pelo aposentado por invalidez, quando o mesmo necessita da assistência permanente de outra pessoa para realizar atividades básicas do dia a dia, como, por exemplo, se locomover, tomar banho, se alimentar, dentre outras.

A lei determina ainda, que o adicional pode ser solicitado apenas para quem é aposentado por invalidez, não sendo possível pedir o benefício para outras categorias de aposentadoria, como por idade, ou por tempo de contribuição, mesmo que esse aposentado também necessite de um cuidador para realizar as atividades do dia a dia.

Conforme determinação, o objetivo do auxílio acompanhante é garantir ao segurado um pouco mais de tranquilidade financeira para aqueles que estão incapazes de exercer as tarefas pessoais mais simples.

Como solicitar o adicional?

O aposentado por invalidez que deseja solicitar o adicional, precisa agendar uma perícia médica através do site ou aplicativo Meu INSS, ou também por meio da central telefônica do INSS 135.

No dia marcado da perícia, será necessário levar os documentos pessoais, bem como o laudo médico comprovando a necessidade de ajuda para realização das tarefas básicas do dia a dia do segurado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *