Decisão nos EUA derruba processo do X (ex-Twitter) contra grandes empresas acusadas de boicotar a plataforma de Elon Musk
Um juiz dos Estados Unidos (EUA) rejeitou, nesta quinta-feira (26), a ação movida pela rede social X, antigo Twitter, contra a Federação Mundial de Anunciantes e grandes empresas como Mars, CVS Health e Colgate-Palmolive. A X acusava as empresas de boicotar ilegalmente a plataforma controlada por Elon Musk.
A juíza distrital Jane Boyle, do tribunal federal de Dallas, determinou que a X não conseguiu comprovar prejuízo de acordo com as leis antitruste americanas. A ação alegava que os anunciantes, através da Aliança Global para Mídia Responsável, teriam retido bilhões de dólares em receita publicitária da plataforma.
No processo, a empresa argumentava que os anunciantes agiram de forma coordenada para prejudicar a plataforma, violando a legislação concorrencial dos EUA. A CVS e as demais empresas réas negaram irregularidades, afirmando que tomaram decisões independentes sobre seus investimentos em publicidade.
Segundo documentos apresentados à Justiça, as empresas optaram por direcionar anúncios a plataformas concorrentes devido a preocupações com a segurança da marca na X após a compra da rede por Musk em 2022. A aquisição foi seguida por demissões em equipes responsáveis pela moderação de conteúdo.
Na decisão, Boyle afirmou que “a própria natureza da suposta conspiração não caracteriza violação antitruste”, e determinou o arquivamento definitivo do processo. Nem a X nem a Federação Mundial de Anunciantes comentaram imediatamente a decisão.
A ação, apresentada em 2024, buscava responsabilizar as empresas por supostas perdas financeiras sofridas pela X em decorrência do boicote. A decisão judicial representa um revés para a estratégia de Elon Musk de combater o que ele considera uma campanha coordenada contra sua plataforma.
Com informações do G1