Petróleo no Amapá: nova descoberta em poço e o que muda na exploração

A Petrobras comunicou nesta sexta-feira (2) que encontrou petróleo novamente no poço Morpho, localizado na costa do Amapá. A perfuração ocorre no bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial, região do litoral brasileiro com grande potencial para a exploração de gás e petróleo, em águas ultraprofundas de aproximadamente 2,9 quilômetros.

A companhia já havia detectado petróleo no mesmo local em agosto. Ao aprofundar a perfuração, a empresa identificou agora uma nova zona com a presença do recurso, fato confirmado por meio de amostras de fluidos e análises de rochas coletadas durante o processo

Petrobras faz nova descoberta de petróleo em poço na costa do Amapá
Foto: Reprodução/Petrobrás

.

Apesar do achado, a Petrobras ressaltou que isso não garante a extração imediata. Serão necessários estudos para definir o volume da reserva e se a exploração comercial é viável. “A nova descoberta amplia o conhecimento sobre o potencial exploratório da área e fornecerá informações adicionais para a avaliação dos sistemas petrolíferos e do potencial de recursos da Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas”, declarou a empresa.

A exploração no poço Morpho, situado a cerca de 175 quilômetros da costa de Oiapoque (AP), é estratégica para repor a produção futura, já que o pré-sal deve atingir seu pico entre 2034 e 2035

busca por petróleo segue no Amapá
Foto: Roberto Rosa/Agência Petrobras

. O avanço do projeto, porém, depende de licenciamento ambiental do Ibama, que já autorizou a perfuração do Morpho em outubro de 2025.

O projeto gera debates ambientais, com alertas de cientistas e ONGs sobre riscos a manguezais, recifes e à pesca artesanal. Além disso, discute-se como novos investimentos em combustíveis fósseis impactam a transição para energias de baixa emissão de carbono

.

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário