A FIA precisou corrigir um problema nos sistemas dos carros em Sepang, neste domingo (4), para permitir a retomada do procedimento de largada do GP do Bahrein na Malásia.
Segundo a entidade, uma combinação de condições de pista e configurações de gerenciamento de energia provocou a perda de potência que afetou vários pilotos durante a volta de formação.
Max Verstappen e Lewis Hamilton relataram dificuldades para acelerar. As falhas surgiram quando o pelotão foi liberado para circular atrás do safety car, após a primeira espera provocada pela forte chuva.
Com os carros sem responder normalmente aos comandos dos pilotos, a direção de prova suspendeu o procedimento e determinou o retorno aos boxes.
Em comunicado divulgado após a corrida, a FIA explicou que o problema envolveu a baixa rotação dos motores, a pouca aderência, os ajustes de gerenciamento de energia para chuva e a configuração dos setores do circuito.
“Uma combinação sem precedentes de baixa velocidade do motor, condições de baixa aderência, configurações de gerenciamento de energia para pista molhada e a configuração dos setores do Circuito de Sepang levou a uma perda não intencional de potência em diversos carros”, informou.
“A FIA, juntamente com as equipes e os fabricantes de unidades de potência, realizará uma revisão completa do problema”, afirmou a entidade.
Fonte: Band F1