A liderança de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições provocou uma valorização expressiva de um ativo brasileiro negociado no mercado asiático. Em Tóquio, um fundo que replica o desempenho do Ibovespa iniciou as operações com alta de 9,40%, atingindo a cotação de 322 ienes.
Essa movimentação dos investidores foi observada no ETF Nomura NF Ibovespa Link. Esse instrumento financeiro funciona como um fundo de índice negociado em bolsa, tendo como objetivo acompanhar a variação do Ibovespa, que é o principal indicador do mercado de ações no Brasil.
O registro da cotação ocorreu às 9h45 de segunda-feira no Japão, o que correspondeu às 21h45 de domingo no horário de Brasília.
A forte alta reflete a interpretação dos investidores de que o resultado do primeiro turno ampliou as probabilidades de vitória da oposição na disputa presidencial. A reação dos ativos em Tóquio serve como um termômetro, antecipando parte da expectativa do mercado financeiro para a abertura do pregão no Brasil nesta segunda-feira.
De acordo com analistas, o resultado das urnas elevou a expectativa por uma possível alteração na política econômica, com a aposta em um maior rigor no ajuste fiscal. Diante desse cenário, os investidores projetam a valorização das ações brasileiras, além de uma possível queda na cotação do dólar e nos juros futuros.
O ETF japonês em questão acompanha a composição do Ibovespa e mantém uma carteira baseada nas empresas que integram o índice brasileiro. A Vale é a companhia com maior peso no fundo, detendo uma participação de 11,8%.
Na sequência, destacam-se o Itaú Unibanco, com 8,5%, a Petrobras PN com 6,1%, a Petrobras ON com 4,4% e o Bradesco com 4%. O fundo também inclui em seus dez principais ativos empresas como Axia, B3, Sabesp, BTG Pactual e Itaúsa.
Com informações do G1