Copa 2026: novo ‘tira-teima’ usa avatares 3D para precisão no impedimento

A Copa do Mundo de 2026 introduziu uma inovação tecnológica para resolver as polêmicas de campo: um novo sistema de “tira-teima”. A ferramenta permite que situações de possível impedimento sejam reproduzidas com muito mais fidelidade, reduzindo as dúvidas em lances complexos.

Até então, os replays animados utilizados em torneios mostravam os jogadores com tamanhos padronizados. Isso não correspondia à realidade da jogada, o que muitas vezes gerava questionamentos sobre a precisão da marcação. Agora, cada atleta é representado com suas dimensões reais.

Para viabilizar a tecnologia, todos os jogadores das 48 seleções participantes passaram por um processo de escaneamento antes do início do torneio. Eles foram fotografados em uma cabine equipada com 36 câmeras de resolução 4K, criando um avatar 3D exclusivo para cada profissional.

O processo é rápido. Segundo a Lenovo, parceira da FIFA no projeto, cada jogador permanece na cabine por cerca de 30 segundos, incluindo a preparação. A captura da imagem em si acontece em menos de um segundo.

A partir dessas imagens, algoritmos de inteligência artificial geram versões animadas que consideram detalhes precisos, como a altura e o tamanho dos pés do atleta — pontos que eram ignorados nos modelos antigos. “É possível interpretar textura, postura, movimentação e replicar no avatar. É mais do que uma foto 3D, é efetivamente a replicação do jogador em um ambiente digital”, explicou Valério Mateus, gerente-geral de Serviços e Soluções da Lenovo para a América Latina.

É importante destacar que o sistema de avatares não substitui o árbitro. A decisão final sobre o impedimento continua sendo do VAR, mas a tecnologia agiliza a análise. “O VAR tem a possibilidade de olhar para entender se tinha um pé ou um ombro à frente e rotacionar a imagem para ver a partir de outro ângulo se houve um toque em um lance de falta, por exemplo”, afirmou Valério.

Além de ajudar a arbitragem, a FIFA acredita que a medida melhora a experiência do torcedor, tornando a decisão mais transparente. Johannes Holzmüller, diretor de Inovação da FIFA, afirmou: “Melhoraremos os replays em 3D, onde os jogadores são realmente parecidos e fica óbvio quais estão em posição de impedimento”.

A tecnologia já havia sido testada em dezembro de 2025, durante a partida entre Flamengo e Pyramids, do Egito, pela Copa Intercontinental da FIFA. Outra novidade da Copa de 2026 é a estabilização das câmeras dos árbitros via IA, eliminando tremores e desfoques causados pela movimentação brusca dos juízes em campo.

Com informações do G1

Deixe um comentário