Desmatamento na Amazônia cai 36%; Rondônia teve redução de 41,2%

O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) registrou uma redução de 36,05% nas áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia entre agosto de 2025 e julho de 2026. O volume totalizou 2.874,38 km², marcando o menor valor da série histórica iniciada em 2016 e ficando abaixo da média dos últimos dez ciclos.

Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa em São José dos Campos (SP), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. [[IMG_1]]

No recorte regional, Rondônia apresentou um desempenho positivo com a redução de 41,2% nos alertas de desmatamento, totalizando 114,3 km². Outros estados também registraram quedas: Mato Grosso (49%), Amazonas (46,7%), Acre (35,3%) e Pará (25,5%). A única exceção na região foi Roraima, onde os alertas aumentaram 32,5%.

Além da Amazônia, o Deter analisou o bioma Cerrado, que teve uma queda de 7,8% nas áreas identificadas (5.119,46 km²). Diferente da floresta amazônica, a maior parte do desmatamento no Cerrado ocorre em propriedades privadas, com a maior concentração de alertas no estado do Maranhão, somando 1.276,92 km².

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário