Estão abertas, até o dia 20 de junho, as inscrições para a 19ª edição do CineAmazônia – Festival de Cinema Ambiental, em Rondônia. Podem participar produções audiovisuais de curta e médio metragem (até 26 minutos) produzidas no estado, nos gêneros de ficção, documentário, animação e experimental, além de longas metragens no gênero documentário.
O festival ocorrerá entre 3 e 7 de agosto de 2026, com exibições gratuitas em escolas da rede pública de ensino nas cidades de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e ampliar a visibilidade dos cineastas locais

.
Segundo o cineasta José Jurandir da Costa, diretor da Acapulco Filmes e responsável pela edição, o evento “é uma oportunidade para que o audiovisual rondoniense possa ampliar seu público e uma forma de democratizar o acesso à produção cultural realizada no Estado”.
Além das exibições, a programação contará com duas oficinas para estudantes e debates sobre a preservação de arquivos audiovisuais da Amazônia. A edição é viabilizada por patrocínio da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel) do Governo de Rondônia.
Desde 2003, o CineAmazônia promove a reflexão sobre o meio ambiente e integra a Green Films Network, a maior rede mundial de festivais ambientais. O projeto alia a difusão do cinema nacional à realidade das populações tradicionais da região amazônica.
Com informações do Portal Amazônia.