Como Vettel conquistou em 2010 o título de campeão mais jovem da história da Fórmula 1

Em 14 de novembro de 2010, Sebastian Vettel conquistou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um título que parecia distante antes mesmo da largada.

Vencedor da última corrida da temporada, o alemão da Red Bull contou também com os resultados dos adversários para se tornar, aos 23 anos e 134 dias, o campeão mais jovem da história da Fórmula 1.

Vettel não ocupou a liderança do campeonato pela primeira vez apenas quando não já não havia mais corridas para os adversários reagirem.

Um pouco da temporada de 2010 antes de Abu Dhabi

Com 19 etapas, a temporada teve uma disputa concentrada entre Red Bull, Ferrari e McLaren. Cinco pilotos venceram: Vettel e Fernando Alonso somaram cinco triunfos cada, Mark Webber venceu quatro vezes, Lewis Hamilton ganhou três provas e Jenson Button ficou com outras duas.

A Red Bull tinha velocidade para manter seus dois pilotos na disputa, mas deixou escapar oportunidades. Na Turquia, Vettel e Webber bateram quando brigavam pela liderança.

Na Coreia do Sul, o australiano abandonou depois de um acidente, enquanto o alemão teve uma quebra de motor quando estava na liderança. Alonso venceu a corrida e assumiu o primeiro lugar no campeonato.

Em sua primeira temporada pela Ferrari, o espanhol chegou a ficar 47 pontos atrás da liderança após o GP da Grã-Bretanha. A recuperação na segunda metade do calendário o deixou em posição de buscar o tricampeonato.

Na penúltima etapa, no Brasil, Vettel venceu, seguido por Webber e Alonso. A dobradinha garantiu à Red Bull seu primeiro Mundial de Construtores e manteve os dois pilotos da equipe na disputa em Abu Dhabi.

Quatro pilotos chegaram à última corrida com chances matemáticas de título. Alonso tinha oito pontos de vantagem sobre Webber, 15 sobre Vettel e 24 sobre Hamilton. Antes da decisão, a classificação era a seguinte:

  1. Fernando Alonso — Ferrari — 246 pontos
  2. Mark Webber — Red Bull — 238 pontos
  3. Sebastian Vettel — Red Bull — 231 pontos
  4. Lewis Hamilton — McLaren — 222 pontos

Com 25 pontos destinados ao vencedor, Alonso dependia apenas de si: um resultado entre os dois primeiros garantiria o campeonato. Mesmo com a vitória de Vettel, o espanhol seria campeão se chegasse em quarto.

GP de Abu Dhabi de 2010

Vettel começou a construir sua vitória na classificação. Fez a pole com vantagem de apenas 0s031 sobre Hamilton; Alonso ficou em terceiro. Button largou em quarto, à frente de Webber.

Na largada, o alemão conservou a liderança, mas Alonso perdeu o terceiro lugar para Button. Ainda na primeira volta, a batida entre Michael Schumacher e Vitantonio Liuzzi provocou a entrada do safety car.

A estratégia da Ferrari mudou o rumo da corrida. Webber fez sua parada na 11ª volta, e a equipe italiana chamou Alonso na 15ª para proteger sua posição em relação ao australiano. O espanhol voltou à frente do piloto da Red Bull, mas atrás da Renault de Petrov, que já havia parado.

Alonso passou o restante da prova tentando ultrapassar o russo, sem conseguir. Após 55 voltas, Vettel recebeu a bandeirada com 10s162 de vantagem sobre Hamilton. Button ficou com o terceiro lugar, seguido por Rosberg, Robert Kubica e Petrov.

Alonso cruzou a linha de chegada em sétimo, três posições abaixo do resultado de que precisava para ser campeão diante da vitória do alemão. Webber terminou em oitavo.

Com o resultado, Vettel chegou a 256 pontos, apenas quatro a mais que Alonso. Webber fechou o campeonato em terceiro, com 242, e Hamilton terminou em seguida, com 240.

Deixe um comentário