Educação ESG em escolas de Manaus: o que muda para o ensino na região

Um projeto inovador desenvolvido em três escolas públicas de Manaus — Colégio Militar da Polícia Militar VII, Escola Estadual Professor Octávio Mourão e Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura — está ganhando reconhecimento internacional. A iniciativa, que aproxima estudantes de temas como sustentabilidade e empreendedorismo, teve sua metodologia publicada em artigos científicos, inclusive pela editora internacional Springer.

Idealizado pelo professor Marcelo Brito da Silva, o Projeto Escola ESG promoveu 19 visitas pedagógicas a empresas como a Fundação Rede Amazônica, Visteon e Águas de Manaus. O objetivo foi tirar o aprendizado da teoria e levar os alunos para dentro de fábricas e laboratórios, onde puderam criar soluções reais, como biojoias com elementos da Amazônia e equipamentos sobre hidrogênio verde

Visita à Fundação Rede Amazônica aproximou estudantes da rotina profissional e mostrou como a comunicação também pode contribuir para a educação ambiental. Foto: Divulgação/FRAM

.

Para o coordenador Marcelo Brito, o impacto principal foi a mudança de perspectiva dos jovens sobre o mercado de trabalho. “Eles entraram nas empresas não como visitantes, mas como jovens que perguntaram, observaram e interpretaram. Muitos passaram a enxergar naquele ambiente uma possibilidade de futuro”, afirmou o professor, que analisou os resultados em um pós-doutorado em Portugal.

A experiência agora entra em uma nova fase de expansão. Após ser apresentada no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental, a metodologia desenvolvida em Manaus busca ser aplicada em outras instituições de ensino no Brasil e na Europa, provando que iniciativas locais podem se tornar modelos globais de educação sustentável.

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário