Em 24 horas, Gasly perde pódio e conquista primeira pole na Fórmula 1

Em menos de 24 horas, Pierre Gasly viveu uma das maiores reviravoltas na Fórmula 1. Na sexta-feira (4), o francês perdeu o pódio do GP de Mônaco após uma decisão do Tribunal Internacional de Apelação da FIA.

Neste sábado (5), o piloto da Alpine respondeu na pista ao conquistar a primeira pole position de sua carreira no GP da Itália.

Gasly marcou 1min21s786 em Monza e superou George Russell por apenas 0s060. Oscar Piastri terminou em terceiro, seguido pelas Ferraris de Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

Pódio de Mônaco foi retirado após recurso

A sexta-feira de Gasly foi marcada pela confirmação de uma derrota nos tribunais. O francês havia recebido duas punições de cinco segundos por excesso de velocidade nos boxes durante o GP de Mônaco.

Gasly cair do terceiro para o sétimo lugar. Posteriormente, a Alpine apresentou um direito de revisão e conseguiu anular as punições, devolvendo o piloto ao pódio.

McLaren e Red Bull recorreram da decisão. Após uma audiência realizada em Paris, o Tribunal Internacional de Apelação da FIA restabeleceu os dez segundos de punição e alterou novamente o resultado da corrida.

Isack Hadjar herdou a terceira posição. O julgamento ainda provocou uma troca de acusações entre Alpine e McLaren. Flavio Briatore questionou a independência de Filippo Marchino, um dos quatro integrantes do tribunal.

Gasly responde com pole inédita

Gasly comemora a pole do Grande Prêmio da Itália

REUTERS/Jakub Porzycki

Um dia depois da decisão, Gasly iniciou a classificação de Monza no comando. O francês liderou o Q1 e confirmou o desempenho no momento decisivo ao registrar 1min21s786 em sua penúltima tentativa no Q3.

Russell ainda buscou a pole nos segundos finais, mas terminou 0s060 atrás. Piastri completou os três primeiros.

Foi a primeira pole de Gasly na Fórmula 1 e também a primeira da Alpine desde que a equipe passou a utilizar o nome atual, em 2021. A França não tinha um piloto na primeira posição de um grid desde Jean Alesi, justamente em Monza, em 1997.

Fonte: Band F1

Deixe um comentário