Governo abandona uso do FGTS para quitar dívidas e aposta no Desenrola

Após impasse, governo federal desiste de usar o FGTS para abater dívidas e foca em nova etapa do programa Desenrola para renegociação

Depois de semanas de discussão, o governo federal desistiu da proposta de permitir o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a população abater dívidas e deve apostar em uma nova fase do programa Desenrola.

O governo encontrou dificuldades jurídicas para viabilizar o uso do FGTS para quitação ou redução de dívidas. A decisão está em fase final de discussão dentro da área técnica do governo e pode ser fechada na próxima segunda-feira (27), quando o ministro da Fazenda, Dario Duringan, se reúne com representantes dos principais bancos em São Paulo.

💰 Uma nova fase do programa que permitiu a renegociação de dívidas seria uma forma de ajudar famílias endividadas por conta dos juros altos e dívidas que se avolumam. A iniciativa busca oferecer uma alternativa para brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras.

Pesquisa do instituto de pesquisas Datafolha mostrou que o endividamento atinge dois em cada três brasileiros. O cenário demonstra a urgência de medidas para aliviar a situação financeira das famílias.

O Desenrola foi promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 e é considerado um programa importante do início do atual governo. A retomada do programa, em nova fase, sinaliza o compromisso do governo com a questão do endividamento.

Celular vira a principal forma de sacar o FGTS; saiba em quais situações o resgate é permitido. A facilidade de acesso ao FGTS, por meio de dispositivos móveis, é um ponto importante para a população.

Jornal Nacional/ Reprodução

Com informações do G1

Deixe um comentário