A gigante sueca do varejo de moda, H&M, anunciou nesta quinta-feira (13) a aceleração de seu plano de expansão no mercado brasileiro. A empresa confirmou a abertura de quatro novas unidades físicas, marcando a entrada estratégica da marca na região Nordeste, apenas um ano após ter iniciado suas operações em território nacional.
As novas lojas no Nordeste serão instaladas em shoppings de Recife e Fortaleza, com as inaugurações previstas para ocorrer ao longo do segundo semestre. A movimentação reflete a análise de mercado da companhia sobre o potencial de consumo e a rentabilidade do setor de shoppings na região.
Em entrevista à Reuters, Joaquim Pereira, presidente-executivo da H&M Brasil, destacou a relevância estratégica da região. “O Nordeste é um mercado importante para nós. O nível de produtividade dos shoppings é acima da média nacional, então é um mercado interessante”, afirmou o executivo.
Além da produtividade dos centros comerciais, a decisão foi embasada por dados de e-commerce. Segundo Pereira, a empresa já identificou uma demanda reprimida e um público fiel através de suas vendas digitais. “Sabemos também, pelos dados estatísticos dos nossos clientes do nosso canal online, que temos uma forte base de consumidores na região”, acrescentou.
Além da estreia no Nordeste, a H&M reforçará sua presença no Sudeste com a abertura de mais duas lojas em shoppings na cidade do Rio de Janeiro, onde a marca já opera com um ponto de venda. Com a conclusão dessas inaugurações, a rede totalizará 13 lojas físicas no Brasil, distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
A trajetória da rede europeia no país começou há um ano, com a abertura da primeira loja no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Desde então, a expansão seguiu um ritmo acelerado, com a abertura de mais cinco unidades no estado paulista, uma no Rio de Janeiro e duas no Rio Grande do Sul.
Para sustentar a logística de distribuição e o fluxo de mercadorias, a H&M opera atualmente com um centro de distribuição localizado em Extrema, Minas Gerais, que possui aproximadamente 24 mil metros quadrados de área.
No campo da gestão de pessoas, a varejista tem implementado um modelo de trabalho diferenciado para atrair e reter talentos. A empresa adotou um cronograma de cinco dias de trabalho para dois de descanso.
Sobre a política de RH, Joaquim Pereira explicou que a medida visa a sustentabilidade do negócio a longo prazo. “Isso é parte do modelo de negócio, assegurar as melhores condições possíveis e os melhores benefícios, para que os colaboradores permaneçam”, concluiu o presidente-executivo.
Com informações do G1