Piscicultura no Peru: mulheres Awajún garantem renda e alimento

Quinze mães da comunidade Awajún de Santa María de Nieva, no Peru, estão liderando o projeto “Fortalecimento da piscicultura para a segurança alimentar com mulheres Awajún”. A iniciativa visa melhorar a nutrição das famílias e gerar renda de forma sustentável.

As participantes recebem treinamento técnico em alimentação, reprodução e saúde de espécies nativas da Amazônia, preparando-se para replicar a piscicultura em suas comunidades e assumir papéis de liderança.

O projeto é coordenado pelo Instituto de Pesquisas Amazônicas do Peru (IIAP), Conselho de Mulheres Awajún Wampis Umukai Yawi, Serviço Agrícola de Pesquisa e Promoção Econômica e Pastoral Social do Vicariato. O IIAP desempenha um papel central na transferência de conhecimento e apoio técnico.

“A participação delas também visa ao empoderamento das mulheres Awajún e ao desenvolvimento da aquicultura sustentável no departamento do Amazonas”, afirma o Ministério do Meio Ambiente do Peru.

Mulheres da comunidade mostram trabalho de piscicultura na região através de uma pequena mostra em recipiente plástico. Foto: IIAP/ Divulgação

A iniciativa demonstra como a capacitação e o protagonismo feminino podem impulsionar a segurança alimentar e a economia local na Amazônia.

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário