Vendas de carros novos batem recorde histórico em setembro

O mercado automotivo brasileiro registrou um marco histórico em setembro. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta segunda-feira (5), o total de emplacamentos de veículos novos chegou a 509.686 unidades.

Este volume representa um crescimento de 1,15% quando comparado ao mês de agosto. Na comparação anual, ou seja, em relação a setembro do ano anterior, a alta foi de 8,32%, consolidando este período como o melhor setembro já registrado na série histórica do setor.

Ao analisar o acumulado do ano, o cenário permanece positivo. Até o momento, foram emplacados 4,23 milhões de veículos no Brasil, o que representa um aumento de quase 15% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

No segmento específico de automóveis e comerciais leves, as vendas somaram 268.721 unidades em setembro. Esse número indica uma subida de 2,13% frente a agosto e um salto expressivo de 16,16% na comparação com setembro do ano anterior.

Segundo o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, esse desempenho foi impulsionado pela concorrência entre as marcas e pela implementação de programas de estímulo ao setor, a exemplo do Move Brasil e do Carro Sustentável.

“O mercado continua demonstrando demanda por veículos novos, mesmo em um ambiente ainda complexo de crédito”, destacou o executivo, referindo-se às condições de financiamento para a aquisição de bens de consumo duráveis.

Quanto às perspectivas futuras, a Fenabrave optou por manter suas projeções para 2026, embora tenha informado que poderá realizar revisões nesses números durante o mês de novembro.

“Os resultados atuais nos indicam um fechamento de ano melhor do que o esperado, para a maior parte dos segmentos, mas vamos aguardar o desempenho de outubro, que pode apontar ajustes no mercado”, acrescentou Arcelio Junior.

Confira a lista dos dez modelos mais vendidos no país durante o mês de setembro:

Fiat Strada: 16.002 unidades
Volkswagen Polo: 11.095 unidades
BYD Dolphin Mini: 9.385 unidades
Volkswagen T-Cross: 9.339 unidades
Volkswagen Tera: 8.725 unidades
Fiat Argo: 8.603 unidades
Fiat Pulse: 7.150 unidades
Chevrolet Onix: 7.133 unidades
GWM Haval H6: 6.433 unidades
Fiat Mobi: 6.395 unidades

Com informações do G1

Deixe um comentário