Messias recebe apoio após rejeição no Senado

Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada pelo Senado em votação histórica. Veja como foi e o que acontece agora

Após o Plenário do Senado rejeitar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro recebeu cumprimentos de aliados na liderança do governo no Senado. Veja o vídeo acima.

Messias não acompanhou a votação no Plenário, mas estava acompanhado de lideranças e ministros do governo durante o processo. Após a derrota, foi abraçado pela esposa, pelo ministro da Defesa, José Múcio, e pelo ministro da articulação política, José Guimarães.

A rejeição representa um marco, sendo a primeira vez desde 1894 que os senadores rejeitam uma indicação presidencial ao Supremo. Conforme reportou Ana Flor, “Clima é de tristeza na sala onde está Jorge Messias com governistas”. A votação secreta resultou em 42 votos contra a indicação, 34 a favor e uma abstenção. Para ser aprovado, Messias precisava de ao menos 41 votos, a maioria absoluta dos 81 senadores.

Com a rejeição, a mensagem com a indicação de Messias foi arquivada. O presidente Lula terá que enviar um novo nome para ocupar a vaga deixada por Luis Roberto Barroso no STF. A nova indicação também precisará ser validada pelo Senado.

Messias é a terceira indicação do governo Lula para o STF neste mandato. Antes dele, Cristiano Zanin e Flávio Dino foram aprovados e empossados na Corte. A indicação havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 16 votos a 11, mas o Plenário negou o aval final.

Durante a sabatina na CCJ, Messias reforçou sua posição contrária ao aborto e criticou as decisões individuais do STF, afirmando que, segundo ele, diminuem a dimensão institucional do Supremo.

Com informações do G1

Deixe um comentário