A pesquisadora Milena Dantas Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sequenciou e caracterizou, pela primeira vez, o genoma da subespécie pauca da bactéria Xylella fastidiosa isolada de citros no Amazonas. Os resultados foram apresentados na 5ª Conferência Europeia sobre Xylella fastidiosa, na Itália, reunindo centenas de especialistas mundiais.
A investigação teve início com experimentos no município de Rio Preto da Eva (AM), onde a pesquisadora observou a Clorose Variegada dos Citros (CVC), conhecida como ‘amarelinho’. Segundo Milena, “Essa doença provoca obstrução nos vasos do xilema da planta, impedindo o transporte de água e nutrientes e resultando em sintomas como a coloração amarelada e a redução do tamanho das laranjas”.

A descoberta é considerada um alerta estratégico para a economia regional, especialmente devido à expansão da cafeicultura no estado. Como a subespécie pauca também afeta o café, o mapeamento genético permite que órgãos de vigilância fitossanitária estruturem planos de prevenção mais eficientes para proteger a produção agrícola local.
O estudo, desenvolvido no Laboratório de Genômica de Fitopatógenos Quarentenários (LAFIQ) e no Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia da Ufam, contou com a colaboração da Embrapa Amazônia Ocidental e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Com o mapeamento genético em mãos, órgãos de monitoramento e de vigilância fitossanitária passam a dispor de um embasamento científico capaz de estruturar planos de prevenção e manejo de doenças”, comemora a autora.
Com informações do Portal Amazônia.