Belém (PA): gastronomia local disputa prêmio nacional; vote!

A gastronomia de Belém (PA) está em destaque nacional! A capital paraense, reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia, é a única representante da região Norte entre os finalistas do Prêmio Melhores da Gastronomia 2026, na categoria Melhor Experiência de Turismo Gastronômico.

A disputa, promovida pela revista Prazeres da Mesa, conta com votação popular até o dia 9 de junho. A iniciativa da Prefeitura de Belém, através da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), tem impulsionado a promoção do potencial turístico e econômico da cidade, com foco na valorização da culinária local.

“Estar nessa fase já demonstra o reconhecimento nacional da gastronomia paraense”, afirma Mariel Mello, presidente da Codem. A indicação, segundo ela, é estratégica para atrair turistas e investimentos para Belém.

belém, no pará, faz parte de pesquisa sobre áreas para restauração para turismo
Foto: Augusto Miranda/Agência Pará

Belém também conquistou o segundo lugar em um prêmio do jornal O Estado de S. Paulo, consolidando-se como um dos principais polos culinários do Brasil. A sequência de reconhecimentos valoriza os ingredientes amazônicos, os saberes tradicionais e a identidade cultural da região.

A votação popular é a última etapa da premiação. A revista Prazeres da Mesa realizou uma curadoria técnica, selecionando os destaques em todo o Brasil antes de abrir a votação para o público.

*Com informações da Agência Belém

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário