R$ 56 mi para Amazônia: recuperação de áreas degradadas em 48 municípios

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançaram um projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia, com investimento de R$ 56 milhões. A iniciativa, parte do Programa União com Municípios, visa beneficiar 48 municípios que aderiram ao programa em 2024.

O projeto foca na recuperação de 3 mil imóveis rurais ocupados por agricultores familiares, localizados em glebas públicas federais não destinadas ou em assentamentos federais. A Anater será a agência implementadora, coordenando as ações sob a supervisão do MMA.

A reunião de estruturação, realizada em Brasília, contou com a mediação da Agência Alemã GIZ e teve como objetivo definir o arranjo institucional do projeto. O foco é garantir que os benefícios cheguem às famílias da Amazônia, conforme ressaltou Marcelo Trevisan, diretor do Departamento de Ordenamento Ambiental e Territorial do MMA: “É o momento de alinhar estratégias para garantir que os benefícios cheguem, de fato, às famílias na Amazônia”.

A Anater já atua em iniciativas de assistência técnica e regularização ambiental e fundiária. Desta vez, o objetivo é promover a recomposição da vegetação nativa, contribuindo para o equilíbrio climático e a conservação da biodiversidade, além de gerar renda para os agricultores.

áreas degradadas pelo Desmatamento na Amazônia foto Greenpeace
Áreas degradadas são foco de recuperação do projeto nacional. Foto: Reprodução/Greenpeace

“Essas ações apoiarão os agricultores familiares na implementação dos modelos de recuperação da vegetação no território. Estamos mudando o padrão de desenvolvimento socioeconômico regional ao elevar o nível de atuação e o compromisso coletivo de todos os envolvidos”, destacou Márcio Hirata, gerente extraordinário dos Programas para a Amazônia da Anater.

O Programa União com Municípios visa fortalecer a cooperação federativa e incentivar o protagonismo dos gestores locais na redução do desmatamento e da degradação florestal em 70 municípios prioritários da Amazônia, buscando alcançar a meta de zerar o desmatamento até 2030.

Com informações do Portal Amazônia.

Deixe um comentário